quinta-feira, 30 de abril de 2009

Para onde vai o lixo

1º - Lugar certo
O lixo sai das casas, certo? Direto para as lixeiras, as coletas são realizadas 3 vezes por semana, esse lixo não deve ser mantido em qualquer lugar e nem nas ruas nos dias em que o caminhão do lixo não faz a coleta, para que não ocorra pequenos incidentes como por exemplos animais rasgando o sacos de lixos entre outros.
2º - Separação do lixo
Além da preocupação com os animais é preciso se preocupar com objetos perigosos como vidro. Esses objetos podem causar ferimentos. Para evitar esses tipos de incidentes procure embrulhar esses objetos com jornal ou papel.Facilite o trabalho nos aterros colocando em sacolas separadas os produtos que podem ainda ser reutilizados.
3º - Distribuição
Nas estações de transbordo, onde o lixo é separado, o que pode ser reciclado e reaproveitado ficam por lá. E o material que não pode ser aproveitado é enviado para outro caminhão. Por isso quando as pessoas não separam o que pode ser reutilizado, o trabalho fica mais difícil.
4º - Proteção
No aterro, o lixo é depositado sobre um plástico que não permite a passagem de líquidos para proteger o solo. Todo esse cuidado é para evitar que líquido que sai do lixo (chorume) contamine a água.Por dia, o aterro São João, na zona leste da capital, retira 70 caminhões de chorume.

Rauã, Lucas e Katiane
texto adaptado da edição nº1052 do estadinho pag.4 e 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário